Vendi Tudo em Bitcoin

Salve, confrades! Resolvi vender todos meus bitcoins na cotação de 3925 reais na quinta-feira e vou compartilhar aqui os motivos que me levaram a esta tomada de decisão:
Apesar de não ser um entusiasta da análise gráfica, o primeiro motivo que me levou a decidir vender meus bitcoins foi o padrão gráfico. Uma formação muito clássica de topo estava se formando no gráfico do Bitcoin, a subida que estava civilizada começou a se acentuar rapidamente, sinalizando euforia exagerada, e começaram a surgir variações muito grandes onde o topo estava se formando.

Eu resolvi esperar a descida começar para vender, assim que vi que a variação diária da madrugada do dia 5 foi grande, lancei a ordem de venda.

O segundo motivo é a forma como o bitcoin está sendo utilizado. O normal seria o bitcoin ganhar valorização por causa do comércio de produtos e pagamentos com bitcoin, mas o que está acontecendo é que muita gente (assim como eu) está comprando Bitcoin para especular ou como investimento financeiro. Entretanto, a demanda enorme dos chineses por Bitcoin, pelo medo de uma iminente desvalorização do Yuan por causa dos aumentos de juros do FED está fazendo com que os chineses tentem fugir dos controles estatais para comprar Bitcoin e Dólar e isso explica parte da alta.

O ciclo de crescimento econômico chinês baseado em expansão de crédito parece estar chegando ao fim e isso deve causar impactos fortes já nesse ano. Eu estava esperando por alguma crise mais acentuada na China desde 2013, acredito que o aumento de juros do FED acenderá o estopim que faltava.

Conclusão e Reflexões

400% de lucro realizado!
Realizei 400% de lucro na posição em bitcoins que mantinha desde 2015. Não sei se vou recomprá-los ou invisto o dinheiro em outra coisa. No momento, acho que vou tentar recomprar em um valor um pouco mais barato e, dessa forma, investiria somente a diferença em outra coisa. Ainda acho as perspectivas boas (deixei minha opinião mais detalhada nesse post), apesar da falta de comércio real com Bitcoins, uma crise na China poderia elevar a procura pela moeda.

DISCLAIMER: Não sou o senhor da verdade e tudo ainda pode dar miseravelmente errado.

Abraços!

Comentários

  1. Velho, mais uma vez! Post de muita qualidade. Parabéns man!
    C.

    ResponderExcluir
  2. A melhor coisa que você fez, meu caro colega. Ás vezes a especulação por pura especulação não vale a pena e o ideal é pular fora do negócio mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande, Dona da Grana! Minha ideia não era pular totalmente fora, mas tentar recomprar um pouco mais embaixo como disse no final do post. Apesar de achar que a última alta foi exagerada e ter acertado que haveria uma correção, as características intrínsecas do bitcoin conferem algum valor ao ativo.

      Consegui recomprar bem mais barato do que vendi no dia de hoje, ainda sobrou algum capital da venda e vou monitorando o que fazer com ele. Como disse, não sou o senhor da verdade e tudo pode dar miseravelmente errado. Uma analogia que faço é que os mercados financeiros são uma neblina e eu tento encontrar um caminho mais vantajoso no meio da neblina usando os conhecimentos que tenho.

      Abraços!

      Excluir
  3. Meu caro, boa venda!!!

    Queria dizer que ainda acredito no bitcoin. Poderia substituir o dolar, no futuro. Sei lá, posso dar uma viajada agora. Mas com uma queda no yuan e uma queda no dólar (Trump piore a situação). O Bitcoin pode ser a moeda de transação. Quem sabe...

    Entretanto, vou esperar a moeda encontrar um preço justo. Quando, nem eu sei dizer...

    Abs,
    50segundos

    PS: add o bem informado blog de vocês lá no blogroll.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, 50 segundos! Eu acabei recomprando tudo o que tinha em um preço de cerca de 15% mais baixo. Acredito na viabilidade da moeda como reserva de valor, mas, até agora, não há muito comércio com a moeda.

      As políticas de controle governamental e financeiras da China serão a chave para a valorização do bitcoin no corrente ano.

      Adicionei seu blog no blogroll. Abraços!

      Excluir
  4. Post muito interessante, se possível poderia comentar qual a plataforma/intermediário que você usa para comprar os Bitcoins (existe algum valor de custodia)? Parabéns pelos post.

    G.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, G.! Uso a Foxbit, não existe valor de custódia, mas as taxas de ordem são meio amargas. Mesmo, assim é a exchange mais barata do Brasil.

      Em breve vou fazer um post sobre bitcoin mais atualizado.

      Abraços!

      Excluir
  5. Qual é o seu processo, desde a compra ate o armazenamento e venda? sou totalmente inseguro com relação à bitcoin. Voce poderia fazer um post sobre isso.
    abraçao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, João! Agradeço pela sugestão, vou fazer um post sobre isso.

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário