Fechamento: Setembro Anno 2017 - Barbarossa

A ação da FORTVNA permitiu que minha carteira completasse o nono mês positiva e com excelente rentabilidade. A minha carteira Brasil foi a locomotiva da minha rentabilidade, a carteira USA teve uma rentabilidade razoável e a carteira de criptomoedas deu uma leve empacada depois de subir mais de 80% em agosto.
Rentabilidade da carteira Brasil: +7,54%
Rentabilidade da carteira USA: +1,63%
Rentabilidade da carteira de Criptomoedas: -11,16%

Rentabilidade Total: +4,69%
Rentabilidade Anual: +53,47%
Dólar mensal: +0,57%
IBOV mensal: +7,46%
IBOV anual: +17,61%

Minha carteira Brasil continuou batendo o IBOV, as minhas balas-de-prata, PQDP11 e UNIP5, continuaram rendendo bem e também merece uma menção honrosa o rendimento da CGRA3 e de PSSA3 em setembro.
Clichê, mas gosto desse gif do astronauta
Resolvi trocar CGRA4 por CGRA3 por causa do preço. Os direitos patrimoniais de ambas as ações são iguais, nesse caso a mais vantajosa é a classe de ação mais barata, a menos que o investidor tenha a intenção de formar uma posição grande o suficiente em ON para entrar para o conselho, mesmo assim, sempre seria opinião irrelevante, visto que os controladores detém mais que 50% do capital votante. Comprei CGRA4 quando esta estava mais barata e realizei a troca nesse mês, que me rendeu alguns trocados que usei para aumentar minha posição em UNIP5.

Aumentei minha posição em Sberbank, acredito que a ação esteja muito barata e vejo um potencial significativo de crescimento nos próximos anos, como eu expliquei no post Investimentos na Rússia.

As Criptomoedas finalmente deram uma empacada e pararam de alavancar a rentabilidade da minha carteira, por ora. Nada muda na minha visão do investimento, continuo achando que minhas três moedas possuem potencial de valorização por causa das características únicas como valor financeiro.

Por fim, o blog teve um pico de visualizações no dia que o esquema Kriptacoin quebrou. Obviamente, esse esquema fraudulento iria ter fim e, contrariando as expectativas dos deslumbrados, a Kriptacoin caiu. Depois que a Alcateia cair vou tentar não tocar mais nesse assunto no blog, apesar da construção do Hall of Fame com os comentários dos deslumbrados, eles acabam sendo inconvenientes e tenho que ficar dando exemplos de matemática financeira básica enquanto poderia estar abordando um assunto mais útil.
As mudanças na carteira foram:

-Aumento de posição em Unipar -UNIP5
-Aumento de posição em Sberbank - SBRCY
-Troca de CGRA4 por CGRA3
-Compra de DASH

Abraços!

Comentários

  1. Parabéns pela rentabilidade acumulado ! Só esta perdendo para o KB no acumulado do ano.

    Sobre grazzitin também comprei cgra3 pelo enorme spread que apresentou nos últimos meses, venho comprando desde os 19 reais.

    Sobre Unipar: Nosso amigo frank anda fazendo merda ao dizer que vai dar calote na tecsis, prevejo volatilidade adiante.

    Também apostei umas fichas em unipar , abaixos dos 12 sou comprador! principalmente depois que a ancora tecsis deixar de afundar balencete é provável que o lucro passe fácil dos 200 milhões por ano.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Mestre dos Dividendos! A Unipar já tomou tanto prejuízo na Tecsis que qualquer coisa que aconteça daqui para a frente na Tecsis não vai mais importar.

      Não entendi sobre esse calote. Pelo o que eu sei, é a Tecsis que estava devendo para a Unipar por causa da debênture que foi calotada.

      Abraços!

      Excluir
    2. http://veja.abril.com.br/blog/radar/tecsis-a-beira-da-falencia/
      http://www.valor.com.br/empresas/5098830/unipar-assina-venda-de-fatia-na-tecsis-por-valor-simbolico-de-r-1

      Calote referente ao acordo costurado recentemente pela gestora do Persio que é a mesma gestora que controla a tecsis, esta gestora por sua entrou provisoriamente na gestão da unipar equano frank vadio respondia na justiça pelos seu crimes.

      Recentemente saiu fato relevante dado saida da gestora da gestão da unipar.



      Excluir
    3. Já sabia que a Estater está de saída, e considero isso bom, mas não sabia sobre esse calote na Tecsis, que virou um poço sem fundo de dinheiro.

      A Unipar está tentando se livrar de toda a sua participação no mico Tecsis perdendo o mínimo possível. E pensar que uma vez eu achei que a Tecsis poderia ser uma empresa muito rentável!

      Abraços!

      Excluir
  2. Criptomoedas ainda deixarão muitas pessoas ricas. Espero ser uma delas rs.


    Fiz meu fechamento de Setembro. Se quiser dar uma olhadinha, http://enriquecendo.club

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Enriquecendo! Alocou forte nas criptomoedas, se continuarem subindo, você vai ficar bastante rico em poucos anos. Eu não planejo ter uma alocação tão alta como a sua, gosto do investimento, mas não quero alocar mais que 20% do patrimônio nelas.

      Adicionei-lhe ao blogroll. Abraços!

      Excluir
  3. Fala Capitalismus! Comecei a ler se blog hoje e estou gostando bastante!
    Queria saber quais são as 3 criptomoedas que vc investe atualmente.
    Outra dúvida: Uso o Portfólio do Google Finance, mas o serviço vai ser descontinuado em Novembro.
    Você sugere alguma boa alternativa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Money Monster! As três criptomoedas que eu tenho são Bitcoin, Litecoin e Dash.

      Já usei o Jstock há uns anos atrás, mas parei de usar, por enquanto não estou usando nenhum programa desse tipo. Não sei se o Jstock ainda tem suporte.

      Abraços!

      Excluir
  4. Parabéns pelo rendimento. Estou estudando unipar.

    Sou novo na blogosfera, se puder passar pelo meu blog e quem sabe add em seu blogroll, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Aportador Indeciso! Parabéns pelo blog, adicioná-lo-ei ao blogroll.

      Abraços!

      Excluir
  5. Marcelo,

    Provavelmente não conseguirei escrever o tradicional post de rentabilidade mensal até o prazo combinado. Portanto, seguem abaixo minhas rentabilidades:

    Mensal: 4,07%
    Anual: 30,12%

    Ps: se isso fosse uma competição, aproveitaria o momento para protocolar minha saída, já que minha carteira está levando um verdadeiro banho da sua, rs.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Pretenso Milionário! Realmente, agora já ficou bem difícil alguém me ultrapassar no ranking, somente se as criptomoedas despencassem que eu seria ultrapassado.

      Abraços!

      Excluir
  6. Parabéns Marcelo, criptomoedas de vento em popa !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Stifler! Só nesse mês que tive um breve contratempo nelas. Continuo acreditando no potencial das criptomoedas.

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário