Discussão de Resultados: Duratex 3T16

DURATEX - DTEX
*Nem tanta solidez financeira como dizem
A Duratex foi salva no terceiro trimestre pelo resultado da Tablemac, sua subsidiária na Colômbia e por uma venda de terras de plantio de eucalipto, caso contrário ficaria perto do zero. O lucro reportado no trimestre foi de 29,7M, pouco comparado ao valor de mercado da empresa e representa uma margem líquida ainda muito baixa. A crise no setor de construção civil ainda não deu sinais concretos de retomada e a venda de material de construção continua caindo no Brasil, como resultado, as fábricas da Duratex no Brasil operam muito aquém da capacidade.
A Duratex tem grandes vantagens competitivas no setor, as principais são os ganhos de sinergia com os diferentes produtos fabricados, o reconhecimento de suas marcas que são consideradas de 1ª linha e a administração da Itaúsa, que é a maior acionista da empresa. O maior problema é a dívida líquida que gera desembolsos muito grandes para a empresa, parte dessa dívida foi gerada em consequência de um plano de expansão na hora errada, bem antes da economia do Brasil entrar em recessão.
Segmentação da dívida
No post do resultado do 2T16 disse que acreditava que a empresa poderia voltar a reportar lucros anuais da ordem de 600M com a retomada do crescimento brasileiro. O grande problema é saber quando essa retomada acontecerá, porque os segmentos de mercado em que a Duratex atua são altamente dependentes da atividade econômica.

Não estou mais tão otimista com a Duratex, porque, há três meses atrás, acreditava em uma retomada econômica mais rápida no Brasil, como já está bem mais claro que a retomada será trabalhosa e dependente de reformas estruturais, a Duratex seria um investimento com (bem) longo prazo de maturação. De qualquer jeito, não acho prudente assumir posições grandes nesse tipo de setor e mesmo achando que a Duratex dará bons retornos quando a retomada vier, prefiro a EZTEC quando comparo as empresas cíclicas de construção civil.

NOTA: R



Comentários

  1. 2016 está acabando... Mas reflitamos profundamente. Ano bom. Eis:


    Na música brasileira temos a baixa-cultura corroborada pelo PT nesses 13 anos. O atual lixo cultural do Brasil petista.

    DILMA é um produto a ser consumido e comprado (mesmo que sem dinheiro). Um produto tal qual um "Danoninho©", produto esse industrial, com sedutoras fotografias de suculentos morangos externos (naturalmente que não física e materialmente internos!). Pegando na real o consumidor pela imagem mítica e não pela realidade interna.

    «Coração-Valente©» (até Lula sabe! Não sejamos bobos): tal qual a frase mítica do Danoninho© que "vale por um bifinho", também a pupila de Lula utiliza-se de um simulacro mítico que não reflete o "interior do pote"; a saber: a incapacidade dela de governabilidade, péssima articulação política (Maquiavel), horroroso projeto econômico de fiasco a pino, e ineficácia republicana, fraude. ¿O que adianta, então, afinal, o mito publicitário engana-trouxa de «Coração-Valente©»? Adianta nada!

    E, complexando um pouco [não precisava...; mas vai aí], que discursa assim: «(...) não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder.». Esse é o ver-da-dei-ro Coração-Valente© dos anos 60... Ponto final.

    Eis aí a utilização de clichês publicitários míticos para pegar o eleitor pelas VÍSCERAS: acertados, mas, verdadeiramente, engana-trouxa... A minoria escapa da artimanha, da burla e da ilusão petista.

    Verdadeiramente, a VIGARICE & picaretagem é a POPULARIDADE DE MITOS como a MITOLOGIA do «Coração Valente©,»… Um produto a ser vendido e comprado pelo eleitor, devido apenas ao vazio do mito.

    E, também, por outro lado, o problema é a SUAVE & disfarçada truculência do PeTê… Repare:
    É evidente que o Petismo se utiliza de técnicas das mais brilhantes de publicidade; brilhantes, mas embusteiras.

    ¡Jamais 1 Danoninho© vale por um bifinho!

    P.S.:
    ¿Como identificar um petista? Simples! Pela escrita. É singelo e sem enfeites. Veja:

    Amam o FHC (de maneira enrustida), a toda hora estão a falar no velho...

    E, mais singelo, amam o PSDB à distância -- não chegam perto, a longos 13 anos, falam sem parar no partidinho com rigor acadêmico, análise e tudo... São loucos inconscientes para ter como 2ª mulher ou amante o PSDB... Amor enrustido.


    [Obs.:
    Na música brasileira temos a baixa-cultura corroborada pelo PT nesses 13 anos. O atual lixo cultural do Brasil petista. A breguice, cafonice, baranguice e o kitsch do Petismo].

    = FIM =

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    1. Saudações, João! Essa propaganda da Gilma Coração Valente é um tremendo desrespeito com o William Wallace, este sim é o verdadeiro Coração Valente. Lamentavelmente, o João Santana foi solto, mas, pelo o que parece, as propagandas de lavagem cerebral criadas por ele não surtem mais o mesmo efeito do que antes. A suposta "música" brasileira atual é somente um dos efeito da degradação cultural brasileira.

      Abraços!

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  2. Respostas
    1. Saudações, Hudson! Basta seguir o blog para ser informado sobre as novas postagens assim que elas saírem do forno.

      Abraços!

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