Discussão de Resultados: Duratex 2T16

DURATEX:
Fábrica da Duratex em Agudos-SP

A Duratex praticamente zerou seu resultado líquido no trimestre, um avanço em relação ao prejuízo reportado no trimestre anterior, porém ainda necessita melhorar mais para se tornar um investimento viável. Desde o começo do ano a empresa vem reduzindo investimentos e buscando preservar o caixa, pois foi duramente atingida pela crise da construção civil e o aumento nas exportações de seus produtos não foi suficiente para compensar a perda de receita, suas fábricas ainda operam bastante aquém da capacidade operacional.

A Duratex é líder no segmento de madeiras e louças sanitárias (possui a marca Deca) e sua administração é muito boa. Caso as condições econômicas sejam restauradas no Brasil, acredito que a empresa volte a reportar lucros da ordem de 600M. A dívida é controlada e é totalmente compatível com o tamanho da empresa.

A empresa comprou uma empresa de madeiras compensadas na Colômbia, a Tablemac. Até o momento esse investimento vem sendo muito bem sucedido e reforça a tese na boa administração da companhia.

As ações da Duratex podem ser uma compra viável no preço atual de cerca de 8 reais. Apesar dos recentes prejuízos, acredito nos fundamentos de longo prazo da empresa e em uma rápida recuperação tão logo que as condições econômicas melhorem, dessa forma, pode ser interessante começar a montar uma pequena posição na empresa.

NOTA: R

Duratex RI

Comentários